“Nós fomos feitos justiça de Deus, e a justiça de Deus se revela no evangelho”

Compreender que somos justiça de Deus em Cristo é vital para desfrutarmos das promessas de Deus. A nossa justiça hoje não é o nosso suposto bom comportamento, mas é um dom que recebemos.

Viver confiado no dom da justiça nos leva a uma posição poderosa que toca todas as áreas de nossa vida.

Somos plenamente supridos

Buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. (Mt 6.33)

Todas essas coisas referidas pelo Senhor nos são acrescentadas quando buscamos primeiro a justiça do reino.

Paulo diz, em Romanos 14.17, que o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, paz e alegria no Espírito Santo. Quando cremos que somos justiça de Deus em Cristo, temos paz e alegria. Este é o sinal de que estamos seguros e sem medo. Paz e alegria mostram uma vida sem medo.

Quando, porém, não cremos na justiça que procede da fé, vivemos cheios de medos. Tememos não ter o suprimento de amanhã. Ficamos assustados quando vem a crise. Mas o Senhor disse que não devemos ficar ansiosos, mas buscar a justiça do reino.

O que é a justiça do reino? Será que é a minha própria justiça, aquela que conquisto pela minha obediência aos mandamentos? Certamente que não. A justiça do reino é o dom da justiça.

A nossa justiça hoje não é a nossa obediência, mas a obediência de Cristo que nos foi imputada. A justiça de Cristo nos foi dada como um dom.

É por isso que Paulo diz que o justo viverá pela fé. Por que o justo vive por fé? Simplesmente porque ele não vê em si mesmo a justiça. Deus diz que vê a justiça de Cristo em nós, e nós simplesmente cremos na sua palavra.

Aquele que não conheceu pecado, ele o fez pecado por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus. (2Co 5.21)

Nós fomos feitos justiça de Deus, e a justiça de Deus se revela no evangelho.

Visto que a justiça de Deus se revela no evangelho, de fé em fé, como está escrito: O justo viverá por fé. (Rm 1.17)

O que é o evangelho? É a boa notícia de que Deus não está mais nos imputando pecado algum. O evangelho é a grande troca do Calvário. O Senhor se fez pecado por nós. Como Ele se fez pecado? Foi cometendo pecado? De jeito nenhum. Deus colocou o nosso pecado n’Ele. E como nós somos feitos justos? Seria porque praticamos a justiça? De forma alguma. Somos justos porque recebemos a justiça de Cristo. Esta é a justiça de Deus revelada no evangelho.

Paulo diz que o homem abençoado é aquele a quem Deus atribui justiça independente de suas obras. Em outras palavras, somos abençoados quando cremos que somos justos independente de nossa própria obediência.

E é assim também que Davi declara ser bem-aventurado o homem a quem Deus atribui justiça, independentemente de obras: Bem-aventurados aqueles cujas iniqüidades são perdoadas, e cujos pecados são cobertos; bem-aventurado o homem a quem o Senhor jamais imputará pecado. (Rm 4.6-8)

Somos justos também porque Deus jamais nos imputará pecado. A verdade é que dos nossos pecados e das nossas iniquidades Ele jamais se lembrará. Para Deus, a questão do pecado está resolvida, por isso Ele nos vê como justos.

Quando você crê nisso, as demais coisas lhe são acrescentadas. Mas se você acredita que a justiça do reino é a sua própria obediência, você está sempre inseguro se terá a provisão de Deus. Você nunca tem certeza se tem obedecido completamente. Essa é a razão por que há tanta angústia e ansiedade entre pastores, eles ainda creditam que precisam ser justos antes que Deus possa supri-los.

A verdade, porém, é que hoje a justiça é um dom que recebemos. É por isso que o Senhor disse para buscar a justiça do reino, e não a justiça própria. Assim, quando acordamos de manhã, não precisamos aplicar fé para crer por um carro, pelo prédio da igreja, pelo pagamento disso ou daquilo, mas precisamos apenas crer que somos justos. E, uma vez que cremos, as demais coisas nos são acrescentadas.

Reinamos em vida

Quando compreendemos que recebemos o dom da justiça, nós podemos reinar em vida.

Se, pela ofensa de um e por meio de um só, reinou a morte, muito mais os que recebem a abundância da graça e o dom da justiça reinarão em vida por meio de um só, a saber, Jesus Cristo. (Rm 5.17)

Quando reinamos em vida por meio do dom da justiça, no fim receberemos a coroa da justiça. Nós reinamos porque cremos que a coroa da justiça já é nossa. O vencedor reina pela justiça da fé.

Já agora a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, reto juiz, me dará naquele Dia; e não somente a mim, mas também a todos quantos amam a sua vinda. (2Tm 4.8)

Existem muitos crentes sinceros que procuram viver uma vida santa e justa. Veja que não há nada de errado nisso, o problema acontece quando tentamos nos relacionar com Deus confiados em nossa própria justiça. Paulo diz que os judeus eram zelosos das coisas de Deus, mas não tinham entendimento. Qual é o entendimento que eles não tinham? Eles não conheciam a justiça de Deus.

Porque lhes dou testemunho de que eles têm zelo por Deus, porém não com entendimento. Porquanto, desconhecendo a justiça de Deus e procurando estabelecer a sua própria, não se sujeitaram à que vem de Deus. (Rm 10.2-3)

Em 2 Coríntios 5.17, lemos que fomos feitos justiça de Deus, e Romanos 1.17 diz que a justiça de Deus se revela no evangelho. Desconhecer a justiça de Deus, portanto, é ignorar o evangelho.

Paulo diz aos Gálatas que tentar viver pela própria obediência aos mandamentos é algo muito sério, pois despreza a obra de Cristo, tornando-a inútil.

Não anulo a graça de Deus; pois, se a justiça é mediante a lei, segue-se que morreu Cristo em vão. (Gl 2.21)

Precisamos rejeitar a vida baseada em nossa obediência aos mandamentos e viver segundo a justiça que procede de Deus. Qual justiça procede de Deus? Aquela que é pela fé.

E ser achado nele, não tendo justiça própria, que procede de lei, senão a que é mediante a fé em Cristo, a justiça que procede de Deus, baseada na fé. (Fp 3.9)

Fluímos a vida de Deus

A Palavra de Deus diz que, por causa da justiça, o espírito é vida. A justiça evidentemente é a justiça de Deus, e não a nossa própria obediência. Isso significa que, quanto mais confessamos que somos justiça de Deus em Cristo, mais a vida de Deus flui em nós.

Se, porém, Cristo está em vós, o corpo, na verdade, está morto por causa do pecado, mas o espírito é vida, por causa da justiça. Se habita em vós o Espírito daquele que ressuscitou a Jesus dentre os mortos, esse mesmo que ressuscitou a Cristo Jesus dentre os mortos vivificará também o vosso corpo mortal, por meio do seu Espírito, que em vós habita. (Rm 8.10-11)

Paulo diz que o nosso corpo está morto por causa do pecado, por isso ganharemos um corpo novo glorificado. Mas enquanto não somos glorificados, a vida de Deus que está em nosso espírito produz vida e saúde em nosso corpo. Tudo isso por causa da justiça.

Recebemos o favor

A verdade é que aquele que crê na justiça da fé espontaneamente é posicionado debaixo da graça, do favor de Deus. Paulo diz que a graça reina pela justiça.

A fim de que, como o pecado reinou pela morte, assim também reinasse a graça pela justiça para a vida eterna, mediante Jesus Cristo, nosso Senhor. (Rm 5.21)

Quando cremos no dom da justiça, então a graça reina. E quando a graça reina, o favor de Deus é abundante sobre nós. Você só pode desfrutar da graça se achegar-se diante de Deus pela justiça da fé. Você precisa permanecer na posição de justo diante de Deus. Se você aceita condenação e acusação do maligno, você sai da posição de justo. Quando você tenta merecer a bênção de Deus, você sai da posição de justo. E quando saímos, a graça não pode reinar em nossa vida.

Quanto mais você confessar que é justiça de Deus em Cristo, mais a graça vai reinar na sua vida. Mais favor virá sobre você. Isso despertará a inveja e raiva daqueles que não têm bênção porque ainda confiam em sua justiça própria.

Somos perseguidos

A perseguição vem por causa do favor. Normalmente, o favor gera nos outros inveja e raiva. Ninguém inveja aqueles que se esforçam e conseguem algum sucesso, mas a raiva e a inveja se levantam quando temos sucesso exclusivamente por causa do favor, sem nenhum esforço. O Senhor Jesus foi perseguido e morto por causa do favor de Deus sobre Ele. Os fariseus tinham inveja das multidões que o seguiam, dos milagres e da bênção.

Abel teve favor de Deus. Eu creio que, quando ele ofereceu o cordeiro a Deus, o fogo do céu caiu sobre o sacrifício, mas nada aconteceu sobre a oferta de Caim. Por causa da bênção e do favor, Caim se encheu de inveja e raiva. Davi teve favor de Deus. Ele nem era um guerreiro ainda quando derrotou o gigante. As pessoas passaram a elogiá-lo e isso encheu Saul de inveja e raiva. Quando a graça reina pelo dom da justiça, a perseguição se levanta.

Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus. (Mt 5.10)

Será que seremos perseguidos porque somos boas pessoas, honestas e obedientes aos mandamentos? Eu não creio. Ninguém é perseguido por ser correto. Mas se a justiça se refere ao dom da justiça que é revelado no evangelho, então podemos esperar perseguição.

CAMINHANDO COM CRISTO

A Visão dos Vencedores é a forma como a igreja afirma que todos os crentes são salvos, porém alguns reinarão e outros não. Nesta visão do Watchman Nee, todos os Crentes são salvos, pois os Santos não podem cair da Graça, porém alguns receberão galardão e outros não.

Um Pastor Segundo o Coração de Deus