Através de um comunicado, o vice-diretor da Catholic Relief Services (CRS), Conor Walsh, manifestou que, “como demonstraram as tempestades anteriores, em pouco tempo podem destruir os meios de subsistência de milhares de pessoas em países vulneráveis ??como a República Dominicana, Haiti e Cuba”.
“Tudo indica que Irma será uma tempestade monstruosa e por isso estamos tão preocupados, antes da tempestade chegar”, acrescentou.
O CRS está trabalhando nessas regiões junto com a Caritas local para ajudar a evacuar as pessoas e disponibilizar barracas, materiais para organizar os abrigos, comida e materiais de higiene quando a tempestade terminar.
Em sua conta do Facebook, CRS convidou a “ajudar os nossos irmãos e irmãs que estão no caminho dessa grande tempestade”.
Do mesmo modo, a Cáritas informou através da sua conta do Twitter que ativaram os planos de emergência no Haiti e estão preparando abrigos e materiais de necessidades básicas.
Na República Dominicana, mais de 15 mil pessoas foram evacuadas e estão nos abrigos estabelecidos nas igrejas e nas escolas.