Videira Jax uma Família unida em Cristo Jesus

MINISTÉRIO DE CRIANÇAS

PROFESSORA MARIA

O Curso de Treinamento de Líderes te capacitará a liderar. Te ensinará a preparar uma palavra com clareza, vida e unção. Juntamente com um treinamento prático nas células, te dará grandes ferramentas.

PROFESSORA CARLA

TRAGA SEU FILHO PARA APRENDER MAIS DE CRISTO

Com um conteúdo teológico amplo e sólido, os ministradores das crianças da Igreja Videira de Jacksonville são obreiros capacitados para atender as necessidades de seu ministério, além de satisfazer dúvidas concernentes à Palavra de Deus.
Maria Paula
Professoara infantil

O bom professor da escola bíblica infantil

Para se tornar um bom professor do departamento infantil de uma igreja evangélica é preciso responsabilidade e maturidade, não apenas comportamentais, mas espirituais também. Estamos aprendendo como capacitar um professor para a igreja infantil. Não apenas com conhecimento, mas com conscientização dos futuros professores e da própria igreja.

A igreja não pode deixar de dar a devida atenção ao o departamento infantil, que tem o papel importante de evangelizar crianças e prepará-las para a vida adulta seguindo os princípios cristãos.

Para isso, a igreja deve fornecer recursos financeiros, matérias e humanos, além, é claro, de todo o esforço e batalha no campo espiritual, já que trata-se de uma área estratégica para o crescimento da igreja.

A importância da escola bíblica infantil

Ao contrário do que algumas pessoas acreditam, a escola bíblica infantil deveria ser cuidada e mantida com seriedade e empenho, mas às vezes são ignoradas e funcionam mais como “creche para o culto” do que propriamente uma igreja, um braço da igreja. A visão de algumas igrejas cristãs é fornecer apenas um espaço para deixar as crianças enquanto os pais assistem ao culto.

O departamento infantil é uma ferramenta estratégica para o crescimento e fortalecimento da igreja cristã, pois forma cristãos de caráter. Assim como o melhor remédio é a prevenção, a igreja infantil previne que essas crianças se tornem adultos ignorantes em relação à Palavra de Deus.

Além disso, não são poucos os testemunhos de famílias que se convertem a partir das crianças participando da escola bíblica infantil.

A responsabilidade do professor

Por abranger tantas responsabilidades, o professor deve ser preparado adequadamente para lidar com o trabalho de evangelizar crianças e mantê-las na fé cristã. Por isso, é importante que as igrejas preparem bem seus professores da igreja infantil, com treinamento, cursos e material adequado.

Roupas adequadas para o professor

Um dos ditados mais antigos diz que “a primeira impressão é a que fica”. É um ditado que vale muito para as crianças, pois elas possuem um apelo visual muito grande, por isso, por exemplo, é comum crianças com medo de palhaço. As roupas fora do comum e maquiagem forte podem parecer engraçadas para adultos e jovens, mas não é para a maioria das crianças. O professor do departamento infantil deve se vestir adequadamente e ter boa aparência; ou seja, roupas limpas, cabelos bem cuidados e higiene pessoal em dia. É um erro comum entre professores da escola bíblica infantil querer se vestir de forma mais alegre, ou como uma criança, mas isso só prejudica sua imagem frente às crianças e lhe tira toda autoridade.

“Keep Calm”

É importante que o professor seja calmo. Lidar com crianças de qualquer idade exige paciência, por isso, o professor precisa ser preparado para ser calmo e manter o controle mesmo em alguns momentos mais agitados ou inesperados. O professor da igreja infantil precisa saber se controlar.

No entanto, precisa ser firme e mostrar autoridade. Isso não se faz com gritaria ou ameaças, mas sim com atitudes e tom de voz adequado. O professor não pode ficar ameaçando colocar um aluno para fora da aula, ou deixá-lo sem lanche, se não for cumprir ou se sabe que não é possível cumprir o que está dizendo.

O que o professor fala durante a aula deve ter credibilidade, caso contrário, as próprias histórias contadas cairão em descrédito. Se prometer dar um doce, ou levar um aluno para os pais, o professor deve cumprir o que fala. Por isso, o professor deve ser calmo e capacitado, para não falar asneiras e nem se deixar levar pelas emoções.

Sua vida pessoal é problema seu

Outro erro comum é passar seus problemas pessoais para a classe. As crianças não devem ‘pagar’ pelos problemas da vida pessoal do professor.

O professor do departamento infantil deve ter um relacionamento aberto com as crianças.

Capacitação para professores

As igrejas que realizam cursos e oficinas para o aperfeiçoamento do professor precisa trabalhar algumas características básicas. O professor da Escola Bíblica infantil deve:

• Saber conversar, quando for o momento
  • Demonstrar empatia
  • Saber ouvir as histórias das crianças
  • Ser cortês
  • Saber ouvir opiniões, saber aceitar sugestões das crianças e dos adultos, para deixar a aula mais aproveitável.
  • Ser pontual
  • Ser organizado.
  • Se precisar faltar, avise o quanto antes e deve fazer de tudo para ajudar o professor que ficará em seu lugar, com dicas, material e orações.

O professor e o aluno

O departamento infantil das igrejas precisa ser organizado e estruturado para ter professores capacitados, por isso, é importante material e cursos disponíveis para professores.

Mesmo um professor capacitado pode não dar boas aulas porque não tem material adequado, ou a sala não tem estrutura. De qualquer forma, a igreja cristã não deve nunca deixar de investir na capacitação e formação de bons professores.

Traga seu filho para a escola bíblica infantil

A Videira convida você para trazer seu filho para ser aluno da escola dominical.

HORÁRIO E LOCAL
Horário: de 10:30h às 12:30h. Toda terça-feira, exceto feriado.

Endereço:
Sede Vine Jax – 8640 Phillips Hwy , suites 2-4 (9.40 mi)
Jacksonville, Florida 32256

DURAÇÃO DO CULTO