NOSSA HISTÓRIA

IGREJA VIDEIRA DE JACKSOMVILLE

CAMINHANDO COM CRISTO

UM POUCO DA HISTÓRIA DA IGREJA VIDEIRA

Com um conteúdo teológico amplo e sólido, os ministradores da Igreja Videira de Jacksonville são obreiros capacitados para atender as necessidades de seu ministério, além de satisfazer dúvidas concernentes à Palavra de Deus.
Wilto da Silva
PASTOR

NOSSA HISTÓRIA

A Igreja evangelica Videira é uma denominação cristã, fundada em Goiânia, Goiás, em 1997, pelo pastor Aluízio A. Silva e pastor Marcelo Almeida.[1] . Se declara Apostólica, Fundamentalista, Reformada, Pentecostal e Evangélica.[3] Adota o sistema de igrejas em células, baseando-se na ideia de propagação da fé feita por todos os crentes, os quais são sacerdotes e ministros de Deus, sempre sujeitos a sua liderança, devendo o liderado obediência para cumprir plenamente o propósito. Acreditam ainda no discipulado, onde irmãos mais velhos ensinam os mais novos.

A Igreja crê na Inerrância bíblica, na doutrina do Nascimento virginal de Jesus, Expiação (visão de substituição penal), na existência de uma igreja universal composta de todos os crentes.[3] Além disso, rejeita o divórcio, embora aceite como membros pessoas divorciadas, porém o mesmo não é permitido para os pastores. Não tem normas específicas quanto ao uso de roupas, mas prioriza o bom senso e a santidade em toda a maneira de se vestir, considera a homossexualidade um pecado. Quanto a participação das mulheres, permite que elas sejam pastoras, lhes restringindo a tomada de decisões e o governo da igreja, ficando a cargo destas o cuidado com as redes de crianças e juvenis.[2]

A Visão dos Vencedores é a forma como a igreja afirma que todos os crentes são salvos, porém alguns reinarão e outros não. Nesta visão do Watchman Nee, todos os Crentes são salvos, pois os Santos não podem cair da Graça, porém alguns receberão galardão e outros não. O Pastor Aluizio Silva, em seu livro “Efesios, O Mistério de Jesus Revelado”, defende a doutrina da Eleição Incondicional, deixando à entender que a doutrina da Eleição condicional é incoerente pois é Deus que opera o arrependimento, O Pastor Naor Pedroza respondendo uma pergunta sobre a doutrina da Eleição diz que Deus escolheu os eleitos e que a Eleição não tem nada a ver com o homem.

São monergistas, inclusive no Livro: “Efesios o Mistério de Jesus revelado”, o Pastor Aluizio Silva declara “Nós podemos dizer que Cristo morreu apenas pela Igreja” e coloca depois desta afirmação uma ilustração sobre a Eleição divina, o que caracteriza uma crença na substituição penal (expiação definida).

Nas referencias e notas do Livro “Efesios, O Mistério de Jesus revelado”, O Pastor Aluizio traz os livros que expõem a doutrina da Eleição: de Martin Llyod Jones e John Stott. Todas essas posições e referencias caracterizam uma doutrina Monergista.

Creem na continuidade dos dons espirituais, na manifestação livre do Espírito Santo.[4]

Eventos

A partir do ano 2000 a igreja passou a realizar anualmente a Conferência Radicais Livres, que ocorre em Goiânia no mês de setembro.[5][6][7]

Em 2012, cerca de 50 mil participantes estiveram presentes a conferência.[8][9][10] No ano de 2014 a Conferência contou com a participação de 40 mil pessoas[11], e em 2015, 50 mil, sendo transmitida em TV Aberta[12][13][14][15] e rádio.[16] Para o ano de 2016, a Conferência passará por uma nova estruturação, sendo o evento neste ano apenas para os líderes de células de jovens e adolescentes de todo o Brasil e em 2017 de 2 em 2 anos.

A Igreja ficou conhecida em Coxim, São Paulo, por manifestações contra a pedofilia.[17]

Algumas vezes foram recebidos governantes na Igreja, embora nunca tenha sido declarado apoio a nenhum destes.

Um Pastor Segundo o Coração de Deus